.jpg)
O que é a MTC?
A Medicina Tradicional Chinesa define-se por um conjunto de técnicas médicas milenares de origem oriental (não só da China) que têm como objetivo o tratamento e prevenção de doenças crónicas e agudas de qualquer natureza. É também usada como ferramenta para quem procura o bem-estar, relaxamento e/ou a descoberta interior (Mindfulness). Cada uma destas técnicas tem uma quantidade infindável de variedades e só nos anos 50 foi de facto “criada” a MTC como uma área unificada de saúde. Nesta versão “moderna” da MTC estão incluídas técnicas como Acupuntura, Fitoterapia e Massagem Tui Na, apesar de muitas escolas e profissionais acabarem por adquirir mais técnicas para uso em contexto clínico.
O que posso tratar com a MTC?
A Medicina Tradicional Chinesa tem o potencial de tratar qualquer condição que não envolva a necessidade iminente de uma intervenção cirúrgica. Apesar disso, não é recomendado a utilização exclusiva da MTC em casos oncológicos ou de gravidade extrema. Isto acontece devido à grande complexidade clínica dos casos oncológicos, bem como os riscos associados a qualquer prática que não disponha de métodos de imagiologia ou análises clínicas. Em relação à acupuntura em específico, ela está cientificamente comprovada no tratamento de mais de 200 condições de saúde, entre elas estão. Dores lombares, Asma, Ansiedade e diversas condições ginecológicas.
Que tipos de Terapias Oferece?
Para obter informações sobre as técnicas aplicadas por mim, por favor visite a página “Sobre mim”.
O que esperar de uma consulta de MTC?
Durante a primeira consulta, o terapeuta irá analisar a razão pela qual lá está, atravéz de questões acerca do histórico de saúde, estilo de vida, e sintomas anexos à queixa principal, bem como a tomada do pulso e a observação da língua. Isto resultará num diagnóstico que servirá de guia para definição de um plano de tratamento adequado ao seu quadro clínico. Este plano pode incluir técnicas de acupuntura, moxabustão, o uso de ventosas ou Gua Sha, bem como a possível prescrição de fitoterapia e/ou hábitos dietéticos e de estilo de vida. A escolha das técnicas a ser aplicadas vai sempre variar consoante as suas necessidades.
Estes Tratamentos são dolorosos?
As técnicas aplicadas nos tratamentos – especialmente massagem e outras técnicas manuais têm uma intensidade que varia consoante a condição e tolerância do paciente, assim sendo, o bem-estar e conforto do paciente é sempre imperativo em qualquer tipo de tratamento.
Em relação à acupuntura, a inserção da agulha na pele é sempre feita através de técnicas que minimizam ao máximo a sensação de picada, podendo ainda assim ser sentida uma sensação incomum quando as agulhas são estimuladas nos pontos de acupuntura.
Estas terapias entram no IRS?
A Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura estão isentas de IVA ao abrigo do artigo 9º do código do CIVA, assim sendo, nos termos do artº. 78º-C nº 1 al. a) - i) do Código do IRS, são dedutíveis à colecta as despesas de saúde desde que isentas de IVA ou sujeitas à taxa reduzida.
É um terapeuta Certificado?
Sim. Sou formado na ESMTC com 5 anos de formação (+4 de prática clínica) e sou portador da cédula profissional número C-0061550.
Quanto tempo demora a ver resultados?
A resposta a esta questão vai sempre depender do quadro clínico, questões relacionadas com a dor aguda localizada de origem recente são mais rapidamente resolvidas do que questões metabólicas ou mesmo musculo-esqueléticas com uma origem mais antiga. A idade do paciente também vai alterar de uma forma proporcional o tempo de recuperação de qualquer estado patológico.
Como posso marcar uma consulta?
Para marcar uma consulta, basta entrar em contacto através do número de telemóvel disponível aqui no site ou pelo formulário na página “Agendamento”.
Quantos tratamentos vou precisar?
O número de tratamentos necessários pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade e a duração da condição, o estado geral de saúde a forma como responde ao tratamento. Algumas pessoas podem sentir uma melhora significativa após apenas alguns tratamentos, enquanto outras podem precisar de mais tratamentos ao longo de um período mais longo.
Durante a primeira consulta é feita uma avaliação do quadro clínico e é criado um plano de tratamento personalizado adaptado às necessidades específicas.
É importante lembrar que a medicina tradicional chinesa adota uma abordagem holística da saúde, abordando não apenas os sintomas de uma determinada condição, mas também suas causas subjacentes. Como tal, o tratamento pode ser contínuo e envolver visitas periódicas de acompanhamento, mesmo depois que os sintomas tenham melhorado.
A MTC é segura?
A MTC é geralmente considerada segura quando praticada por um terapeuta certificado. As plantas usadas na MTC são utilizadas há séculos e são bem estudadas quanto à sua segurança e eficácia.
No entanto, como em qualquer outra forma de tratamento médico, há sempre um pequeno risco de efeitos colaterais ou reações adversas. Estes podem incluir hematomas ou dor no local da puntura, tonturas ou náuseas.
É importante informar o terapeuta de quaisquer condições médicas pré-existentes, alergias ou medicamentos que esteja a tomar antes de iniciar o tratamento de forma a contribuir para que o plano de tratamento seja seguro e eficaz.
Se sentir quaisquer efeitos colaterais ou desconforto durante o tratamento, é imperativo que informe o terapeuta para que se possa ajustar o plano de tratamento conforme necessário.